segunda-feira, 30 de abril de 2012
terça-feira, 24 de abril de 2012
Dia de Combate ao Crack e outras drogas recebe Manoel Soares
Graças aos esforços de jovens participantes da CUFA em Frederico Westphalen , desde 5 de novembro de 2010 a cidade conta com o Dia Municipal de Prevenção ao crack e outras drogas. A iniciativa dos jovens foi encaminhar um projeto para o então presidente da Câmara de Vereadores Eusébio Cancian, que criou a lei número 3.614. A mesma tem a proposta de levar as pessoas a refletirem sobre a importância de prevenir as drogas, e incentivar o esporte, a cultura e a arte.
Neste ano, o dia instituído foi 20 de abril e contou com a ilustre presença do comunicador da RBS TV e escritor Manoel Soares.
As atividades do dia começaram cedo: a abertura oficial foi na escola Cardeal Roncalli às 9h da manhã com palestra do jornalista e contou com a presença de diversas autoridades municipais. Logo mais, as 10h30, Manoel fez um bate-papo com os acadêmicos de jornalismo na UFSM, campus de Frederico Westphalen.
A tarde, a palestra foi na Biblioteca Municipal de Iraí.
“Quem hoje pode participar das ações realizadas pela CUFA em todo o Brasil sabe que faz uma diferença. Então eu acho que a iniciativa da lei, ela é fundamental no caráter da prevenção” comentou o jornalista à respeito da lei criada na cidade.
Ele também comentou sobre o trabalho aqui realizado pela CUFA: “Eu fico muito feliz com o avanço que a CUFA em Frederico Westphalen tem feito, porque apesar da estética pública de que a cidade não tem problema, de que a cidade não enfrenta questões de criminalidade, de pobreza e violência, isso não condiz com a verdade. Existem pessoas aqui que não tem dinheiro pra pagar conta de água, pra pagar conta de luz, pra dar de comer pros filhos e isso aos poucos vai gerando na pessoa um sentimento de inconformidade, e aproximando ela de coisas ilícitas. Então: a pobreza gera violência e a violência gera pobreza.”
O dia terminou com entrevista do Manoel Soares à assessoria da CUFA na Rádio Comunitária, que irá ao ar nesta quinta-feira, dia 26 de abril. Paralelamente às palestras do Manoel Soares, aconteceram atividades recreativas em creches de Frederico Westphalen, onde foram realizadas oficinas música e dança. Além de contar com cama elástica, brinquedos infláveis, futebol e exercícios de alongamento. A ideia é incentivar o esporte para combater as drogas. Vale lembrar, que o dia de prevenir às drogas não é apenas o dia 20 de abril, a CUFA não tem medido esforços para que a ideia deste dia se prolongue por todos os dias do ano.
O evento foi realizado pela CUFA FW e Prefeitura Municipal. A CUFA conta com o apoio institucional de Arbaza Alimentos em todos seus projetos, eventos e atividades realizadas, a empresa também carrega o logo da campanha Crack Nem Pensar em seus produtos.
sábado, 14 de abril de 2012
Dia Municipal de Prevenção ao Crack e outras drogas
A CUFA - Central Única das Favelas – é uma organização não governamental reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro que buscavam espaço para expressar suas atitudes e questionamentos. A ONG se expandiu pelo Brasil inteiro, e ganha cada vez mais força e voz nas cidades do interior, como Frederico Westphalen. A organização tem como MV Bill um de seus principais fundadores e a prevenção às drogas um dos temas mais abordados.
Graças aos esforços de jovens participantes da Cufa em Frederico Westphalen, desde 5 de novembro de 2010 a cidade conta com o Dia Municipal de Prevenção ao crack e outras drogas. A iniciativa dos jovens foi encaminhar um projeto para o então presidente da Câmara de Vereadores Eusébio Cancian, que criou a lei número 3.614. A mesma tem a proposta de levar as pessoas a refletirem sobre a importância de prevenir as drogas, e incentivar o esporte, a cultura e a arte.
“Fazendo do nosso jeito” é o que diz o slogan da Cufa, e é do nosso jeito que faremos o dia 20 de abril de 2012 ser lembrado em Frederico Westphalen. Com a presença do comunicador e escritor Manoel Soares, haverá palestras nas escolas da cidade sobre o crack e seus efeitos no usuário e na sociedade. O comunicador morou na periferia por 29 anos e contará para os alunos de suas experiências com o crack com a intensão de conscientizar e formar multiplicadores na prevenção as drogas.
As atividades iniciam-se na sexta-feira (20) às 9h na Escola Cardeal Roncalli. Este ano o dia conta com uma novidade: as creches da cidade também serão inclusas no cronograma das atividades, onde serão realizadas atividades recreativas de música e dança. Além de o dia contar com cama elástica, brinquedos infláveis e jogos de futebol.
No ano passado, o Dia Municipal de Prevenção ao crack e outras drogas teve a participação de aproximadamente 1500 jovens em Frederico Westphalen.
O evento é realizado pela Cufa- Central única das favelas de Frederico Westphalen, Prefeitura Municipal e conta com apoio da Arbaza Alimentos, empresa que carrega em seus produtos a logo da campanha e apoia diversos projetos e ações sociais de prevenção às drogas junto a Cufa em Frederico Westphalen.
Para mais informações sobre a Lei 3.614, acesse:
domingo, 1 de abril de 2012
Liga Escolar de futsal
Futebol, Intervenção Social, acesso ao esporte, protagonismo e cidadania, Vem ai Liga Escolar de Futsal 2012
“É todo mundo correndo atrás da bola”, diz o rap criado e cantado por Idênio Portes da Silva para divulgar a Liga Escolar de Futsal, realizada pela Cufa em Frederico Westphalen, com patrocínio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, através da Fundergs. Mas não é só de bola que será feito o campeonato, ele também irá fomentar vários debates nas escolas participantes.
Autoridades, representantes de entidades e instituições da cidade irão comparecer às escolas para debater com os jovens de 12 à 17 anos assuntos como drogas, sexualidade, violência, meio ambiente e cidadania. Mais tarde serão feitos relatórios com as ideias dos alunos e publicados nos meios de comunicação e redes sociais, como forma de buscar uma reflexão da sociedade. O objetivo é incentivar os jovens a pensar sobre esses assuntos.
“Não é importante somente debater, mas sim tentar achar meios, soluções e maneiras de melhorar as coisas. Isso não vai mudar o mundo, o jovem debater a importância dele como cidadão, mas o objetivo é melhorar ele mesmo, é fazer o jovem pensar”, salienta o coordenador da Cufa em Frederico Westphalen, Roberto Torres Junior.
Serão 10 eventos e uma final. A expectativa é que entre 5 e 8 mil jovens participem do evento, a final sera transmitida ao vivo pela radio comunitaria, será disponibilizado uniforme, bolas e materiais, entao mesmo as escolas que nao possuem material, farão parte do evento, basta se inscrever.
As escolas interessadas em participar da Liga Escolar de Futsal devem se inscrever a partir de 10 de abril de 2012 pelo e-mail cufafw@yahoo.com.br. São somente 10 vagas para as 10 escolas que se inscreverem primeiro
A cufa tem o patrocínio institucional de Arbaza Alimentos "não seria possível realizar nossos projetos sem o apoio e a parceria da Arbaza, além de empresário do ano o Léo é uma pessoa com um coração muito bom, com essa parceria (cufa e arbaza) estimamos atender este ano cerca de 20 mil jovens".
Assinar:
Postagens (Atom)