Sugestão da CUFA vira lei no Estado
A data de 26 de setembro ficou instituída como o Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack
Foi com base no resultado das atividades desenvolvidas durante os dias municipais de prevenção ao crack e outras drogas em Frederico Westphalen, Iraí e Rodeio Bonito que a Central Única das Favelas (CUFA) sugeriu à deputada estadual Silvana Covatti a criação de uma lei que também destinasse uma data parar marcar esta batalha cotidiana no Rio Grande do Sul como um todo.
Visando à realização de atividades de luta contra o crack que ao mesmo tempo incentivassem práticas artísticas, culturais e esportivas principalmente entre crianças da rede estadual de ensino, o projeto de lei foi feito e depois de apresentado à Assembleia Legislativa, em maio, ganhou aprovação unânime de 50 votos na Casa. O Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack ficou instituído como 26 de setembro.
Conforme o coordenador da CUFA-FW Roberto Torres Junior, que levou a ideia ao conhecimento da parlamentar, nos municípios, o dia surgiu da necessidade de haver um complemento a mais nos projetos esportivos, bem como culturais, e une forças do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Brigada Militar, da Polícia Civil, das prefeituras e demais secretarias ligadas ao assunto. “No início, trabalhávamos a prevenção às drogas somente com crianças e adolescentes da Cufa. Quando surgiu a campanha ‘Crack, Nem Pensar’, desenvolvemos alguns eventos com o apoio da RBS TV de Passo Fundo, como o Dia Todos Contra o Crack e alguns outros. Foi aí que começamos a focar ações no público que não participava dos projetos sociais da Cufa, mas que eram alvos para traficantes e usuários”, explica.
Além disso, de acordo com o coordenador, já foi apresentada a um deputado federal a ideia de criar ainda uma lei nacional. Porém, vale ressaltar que a prevenção às drogas deve ser feita todos os dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário