Espaço da Cultura é inaugurado no
Presídio
Foi inaugurado ao final da manhã desta quarta-feira, 17 de outubro, o Espaço da Cultura do Presídio Estadual de Frederico Westphalen. O local possui ilustrações grafitadas por detentos em uma parede, livros e material de desenho para possibilitar às crianças que vão à unidade para visitar familiares um ambiente mais agradável para desfrutar de sua companhia e, ao mesmo tempo, busca inseri-las no universo da leitura, artes e atividades culturais.
Imagens: Cristiane Luza/Ascom Cufa-FW
A iniciativa é pioneira no Rio Grande do Sul e foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Central Única das Favelas (Cufa-FW), a direção da casa prisional e o Conselho Municipal da Execução Penal da Comarca de FW
Dentre os presentes na solenidade, estiveram o juiz responsável pela Vara de Execuções Penais de Frederico, doutor Regis Vanzin; o promotor de Justiça Rogério Fava Santos; o delegado regional da 4ª Região Penitenciária, José Frigheto; o presidente da Pastoral Carcerária Católica; o coordenador da Cufa-FW, Roberto Torres Junior; e o representante da Associação Comercial e Industrial (ACI) de FW, Jovane Johann.
Conforme a diretora da casa, Adriana Borella Rosado, o objetivo da administração da casa de detenção sempre foi tratar os apenados de forma digna e humanizada. “A família é muito importante para eles, assim como é para nós. Com certeza, também há um retorno de bom comportamento”, complementa.
Nos dias 10 e 15 de outubro, o artista plástico e colaborador da Cufa-FW Geovani Antunes ministrou oficinas de graffiti com apenados do presídio. Os que se destacaram durante as aulas teóricas é que foram os autores das imagens produzidas com os sprays. Geovani, natural de Vicente Dutra, conta que começou a desenvolver suas habilidades com desenhos desde a infância, motivado por uma professora. “Ela é quem me incentivava a desenhar e até hoje continuo nesta atividade”, afirmou.
Pouco antes das 13h, os visitantes assistiram a apresentações de dança feitas por integrantes da Cufa-FW.
Presídio Estadual de Frederico Westphalen
A casa prisional instalada no município é regida pela Constituição do RS e, segundo ela, a política penitenciária do Estado deve ter como objetivo a reeducação, a reintegração social e a ressocialização do preso.
O presídio foi inaugurado em 22 de setembro de 1976, pelo então prefeito Lindo Angelo Cerutti. Em 1981, foi desmembrado do município, passando a ser responsabilidade do Estado.Pertencente à 4ª Região Penitenciária, o Presídio Estadual de Frederico Westphalen abrange as comarcas de FW, Seberi e Rodeio Bonito, em um total de 13 municípios pertencentes a estas três Comarcas.
Cristiane Luza/Ascom Cufa-FW
Nenhum comentário:
Postar um comentário