quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Natal Solidário: Cufa entrega brinquedos a crianças de FW

A entrega iniciou na manhã de sexta-feira, na Escola Maria Falcon, bairro São José, onde as crianças receberam 140 de um total de 400 brinquedos. Os demais foram entregues pelo Papai Noel da Cufa-FW durante o Natal Solidário, evento realizado pela Central Única das Favelas (Cufa) de Frederico Westphalen, ocorrido no bairro Jardim Primavera. Estiveram presentes cerca de 600 pessoas, entre elas representantes do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da 20ª Coordenadoria Regional de Educação, entre outros.
O evento teve o apoio da Arbaza Alimentos, patrocinadora institucional da Cufa-FW. A madrinha do Natal Solidário foi Simônia Gonçalves de Oliveira, presidente da ACI, que foi quem doou todos os brinquedos.



Em sua quarta edição, o Natal Solidário surgiu da necessidade de se realizar ações relativas ao Natal nos bairros, descentralizando os eventos que sempre acontecem no centro da cidade. Em 2011, o palco do Natal Solidário foi a Escola Maria Falcon e em 2009 e 2010, a Escola Irmã Odila Lehnen, no bairro São Francisco de Paula.
Grupos de taekwondo, dança de rua e violino fizeram apresentações durante a solenidade de abertura. Logo após, foi servido um jantar aos presentes.
De acordo com o coordenador da entidade, Roberto Torres Junior, neste ano, foram realizados 63 eventos, 12 projetos atenderam semanalmente em torno de 600 crianças e adolescentes em três municípios. Os eventos e ações foram levados a sete cidades da região e aproximadamente 20 mil jovens participaram das atividades em 2012, ano de muitas conquistas e construção de parcerias sólidas para 2013. “Mas o que importa para nós não são números, e sim os resultados”, ressaltou Junior Torres.






Ações de 2013

Para 2013, a Cufa-FW tem como meta expandir todos os projetos que desenvolve. “Vamos adquirir um cinema itinerante. Será uma tela inflável de nove metros de comprimento por seis metros de altura. O projeto será referência na região, hoje havendo poucos projetos similares no País. Sei que há um da Petrobras que circula monumentos históricos do Brasil, mas este levará aos bairros frederiquenses sessões de cinema para todas as famílias”, diz o coordenador da Cufa-FW, Roberto Torres Junior.
Além disso, está prevista a formação de uma banda de percussão no estilo do Afroreggae. Cerca de 30 jovens irão participar do projeto, o qual visa à profissionalização também, pois serão de 3 a 5 ensaios semanais. “Na área musical, também iremos oferecer um curso de DJ para jovens do ‘outro lado do asfalto’. As parcerias com o governo do Estado devem continuar, e vários projetos já estão sendo encaminhados via Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, já que o secretário Kalil Sehbe nos apresentou ao governador durante Interiorização em FW para mostrarmos os resultados e impactos das ações, e eles estão muito contentes com os convênios firmados em 2012”, afirma Junior.
Na área esportiva, as escolinhas de futebol que hoje ocorrem na Pedreira e no Promenor serão ampliadas para pelo menos mais três bairros (São Francisco de Paula, Jardim Primavera e São José), pois Frederico Westphalen tem hoje time profissional de futebol, mas não possui escolinhas gratuitas, como muitos municípios vizinhos têm. O projeto de violinos deve virar uma orquestra até o final de 2013, sendo que no mês de março, abrirá mais vagas, de 4 alunos para 10.
Para 2013, além dos municípios de Frederico Westphalen, Iraí e Rodeio Bonito, pelo menos mais 3 cidades vizinhas devem receber projetos fixos da organização, Taquaruçu do Sul é um deles. Os outros dois devem ser divulgados até março. “E para a volta às aulas, estamos fechando parceria com a 20 Coordenadoria Regional de Educação para realizarmos trabalhos com mais alguns parceiros para cerca de 70 cidades”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário