terça-feira, 3 de setembro de 2013

Universo Casuo



Marcos Casuo visita crianças de escola onde ocorrem oficinas de circo

Cerca de 20 crianças que estudam no estabelecimento de ensino participam de oficinas de circo aos sábados, por meio de parceria entre a Cufa-FW e a escola

Antes do show que ocorreria na noite de sexta-feira, 30 de agosto, no ginásio do Itapagé, o palhaço que é protagonista do espetáculo Universo Casuo, Marcos Casuo, visitou pela manhã a Escola Estadual de Ensino Fundamental Conselheiro Edgar Marques de Mattos, situada no bairro Jardim Primavera, em Frederico Westphalen. No local, 18 estudantes participam aos sábados pela manhã de oficinas de circo realizadas por meio de parceria entre a Central Única das Favelas (Cufa) e a escola.

Show ocorreu na sexta à noite. Fotos: Dema Castro/Especial Cufa

Casuo foi recebido pelos alunos no saguão de entrada do colégio com entusiasmo e muitos aplausos. Depois de sua apresentação para os presentes, o palhaço divertiu as crianças e anunciou que todas elas poderiam assistir ao seu espetáculo gratuitamente à noite. Ele ainda motivou os pequenos a não desistirem de seus sonhos: “Não importa o que vocês querem ser quando crescer, o que importa é o tamanho do sonho de vocês”. Marcos Casuo se tornou famoso no mundo todo com sua atuação no Cirque du Soleil e há quatro anos encanta o público com o espetáculo Universo Casuo, idealizado e criado pela pessoa dele mesmo.
A estudante Vitória Berta Dalla Nora, 10 anos, participa das oficinas de circo e afirma que adorou a presença do palhaço na escola: “Achei interessante, legal e divertida. Ele foi bem engraçado”, diz Vitória. Vitória conta que fazia dança e que sempre apreciou a arte circense. Quando fala nas aulas que tem recebido, não esconde do que mais gosta: “Acrobacia aérea em tecido”.
À noite, mais de 100 alunos foram transportadas por meio da Prefeitura de Frederico Westphalen no trajeto da escola até o ginásio do Itapagé para assistir ao show de “cores, luzes e alegria”. O espetáculo Universo Casuo foi promovido no município pela prefeitura e pela Planet Shows Multi Eventos, com o apoio do Complexo Luz e Alegria de Rádios e dos jornais Folha do Noroeste e O Alto Uruguai.

Casuo posa para fotos com crianças da escola que assistiram ao espetáculo.

Oficinas de circo no bairro Jardim Primavera

Desde a manhã de 24 de agosto, 18 crianças que estudam na Escola Edgar Marques de Mattos participam de oficinas de circo realizadas por meio da Central Única das Favelas (Cufa) de Frederico Westphalen e do estabelecimento de ensino.
De acordo com a professora Ana Jacqueline Nunes, a oficina surgiu durante uma conversa entre ela e o coordenador da Cufa-FW, Roberto Torres Junior. “Sempre sonhei com esse projeto por gostar de circo e de ginástica artística e rítmica. Um dia falei sobre isso para o Junior e ele me deu muito apoio, me incentivando a abrir a oficina aqui com as crianças do bairro Jardim Primavera, onde há muitas que pertencem a famílias de baixa renda e que adoram estar presentes na escola”, ressalta Ana.
A professora conta que o maior interesse é a socialização das crianças: “Queremos que as crianças tenham esse envolvimento com o circo e que passem o tempo aqui conosco, e não nas ruas. Também é uma forma de oportunizar quem sabe o início de um trabalho”.
Acrobacias aéreas, cambalhotas, saltos, andar de perna de pau e fazer malabarismos são algumas das técnicas da arte circense que os alunos aprendem durante as aulas.
        Conforme o coordenador da Cufa-FW, Roberto Torres Junior, as oficinas são algo diferente na região. “A gente está começando algo inovador e diferente. Temos além da professora Ana, Taisam Orlando ensinando as crianças a fazer malabarismos e a andar de perna de pau. O projeto já nasceu muito legal, tivemos a visita do palhaço Marcos Casuo na sexta-feira pela manhã e todos os alunos da escola foram assistir gratuitamente ao espetáculo Universo Casuo. Isso é inclusão social e democratizar a cultura”, enfatiza.
        Segundo Junior, a intenção da entidade é adquirir uma lona de circo para as apresentações do grupo.

Cristiane Luza/Ascom Cufa-FW



Nenhum comentário:

Postar um comentário