quarta-feira, 25 de julho de 2012

Liga Escolar de Futsal

Liga Escolar de Futsal

Com o apoio da Secretaria do Esporte e do Lazer do Estado, por meio da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), a Central Única das Favelas (Cufa) realizou em Frederico Westphalen a Liga Escolar de Futsal, cujo intuito foi incentivar a prática de esportes nos estabelecimentos de ensino do município. Durante três meses, a Liga reuniu cerca de cinco mil alunos de escolas públicas.

Especialmente para a abertura oficial dos jogos, ocorrida no dia 17 de maio na Escola Municipal Irmã Odila Lehnen, bairro São Francisco de Paula, o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, esteve em FW pela primeira vez. Na ocasião, conforme o coordenador da Cufa-FW, Roberto Torres Junior, o secretário afirmou que “são eventos como este que transformarão o Rio Grande do Sul”.

O projeto envolve milhares de jovens e iniciou em 2011, em Rodeio Bonito. Os jogos começaram no dia 15 de maio e encerraram em 24 de julho. No total, foram quatro categorias, divididas nas modalidades feminina e masculina. Ganharam medalhas os primeiros e segundos colocados.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Saúde na infância

Vida saudável para crianças

A infância é o período mais adequando para o início de atitudes saudáveis, pois a criança está aberta para a aprendizagem. O exercício físico é importante para o gasto do excesso de energia que está sendo armazenada. Isso faz também com que acriança se sinta mais disposta e entre em contato com outras crianças, aprendendo a importância da socialização.

Fotos: Cristiane Luza

A atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pela musculatura, desde que seja um gasto maior que o gasto em repouso. Então podemos chamar de atividade física todas as atividades que as crianças realizam: domésticas, o deslocamento para a escola, entre outros deslocamentos (a pé), o lazer e o exercício físico. Porém, incentivando o esporte (e não só qualquer atividade física) a criança aprende a socializar, a respeitar os outros, entre muitos outros benefícios.

É importante os pais lembrarem de que não devem sobrecarregar seus filhos com atividades externas. Deve-se deixar sempre um tempo para que eles possam “brincar” com os colegas. Brincadeiras de bicicleta, roller, pega-pega entre outras estarão contribuindo ainda mais para a atividade, aptidão física e para o aumento do gasto energético. Para a criança ser saudável é aconselhável que ela coma muitas frutas, legumes e vegetais frescos. Além de carnes magras, nozes, sementes e grãos integrais por conterem zinco e vitaminas do grupo B. Associando o exercício físico com uma alimentação equilibrada, as nossas crianças crescerão saudáveis! 


Os benefícios para uma criança que pratica um esporte são muitos:

1- Ingressa a criança na sociedade.
2- A ensina a seguir regras.
3- A ajuda a superar a timidez.
4- Freia seus impulsos excessivos.
5- A tornará mais colaboradora e menos individualista.
6- A fará reconhecer e respeitar que existe alguém que sabe mais que ela.
7- Produz um aumento generalizado do movimento coordenado.
8- Expande suas possibilidades motoras.
9- Ajuda no seu crescimento.
10- Pode corrigir possíveis defeitos físicos.
11- Potencializa a criação e regularização de hábitos.
12- Desenvolve seu prazer pelo movimento.
13- Estimula a higiene e a saúde.
14- Ensina a ter responsabilidades.

Circuito Esporte e Lazer no Meu Bairro

Esporte e lazer nos bairros frederiquenses

Circuito Esporte e Lazer no Meu Bairro contou o apoio da Fundergs e objetivou levar a comunidades de Frederico Westphalen caravanas esportivas e sociais

Brinquedos infláveis, passeios de dindinho, torneios de futsal e atletismo, além de diversas oficinas é o que as crianças dos bairros São José, São Francisco de Paula, Aparecida, Santo Inácio, Primavera e Fátima encontraram bem próximas a elas, dentro de suas próprias comunidades, durante a realização do 2º Circuito Esporte e Lazer no Meu Bairro.

Fotos: Cristiane Luza

As atividades do 2º Circuito Esporte e Lazer no Meu Bairro foram desenvolvidas pela Central Única das Favelas (Cufa) de Frederico Westphalen, com o apoio da Secretaria do Esporte e do Lazer do Estado, por meio de convênio firmado através da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs). O objetivo foi levar aos bairros caravanas esportivas e sociais.


A segunda edição do Circuito iniciou no dia 10 de junho no bairro São José, passou dia 17 pelo bairro São Francisco de Paula, 24 de junho pelo bairro Aparecida e 1º de julho pelo bairro Santo Inácio. Neste último, o evento foi o marco da reativação da quadra da comunidade. Já no dia 8 de julho, foi a vez do bairro Primavera e no dia 15, do bairro Fátima.

Pedreira Futebol Clube

Aberta oficialmente a escolinha de futebol na Pedreira

E a Cufa continua a apostar no esporte. Dezenas de moradores da Pedreira, em Frederico Westphalen, acompanharam na tarde de 30 de junho, sábado, a abertura da escolinha de futebol da comunidade, além da inauguração dos coletes da mesma.

As aulas do Pedreira Futebol Clube ocorrem aos sábados no campo de areia local e são uma realização da Central Única das Favelas (Cufa), com o apoio da Arbaza Alimentos e da Catequese. 

Fotos: Dema Castro

Além de moradores e voluntários da Cufa, estiveram presentes na solenidade a representante da Arbaza Alimentos Simônia de Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores Vilnei Giacomini e o bispo do município, Dom Antônio Carlos Rossi Keller, o qual ressaltou em seu pronunciamento que todas as pessoas da cidade, independentemente de onde residem, são e devem se sentir iguais às outras.


No decorrer da tarde, camas elásticas estiveram à disposição das crianças para que elas se divertissem.

Abaixo-assinado

Em prol da criação de um Conselho Municipal de Cultura

Fruto da iniciativa da Central Única das Favelas (Cufa) de Frederico Westphalen, circula pelas ruas do município desde o início do mês de junho um abaixo-assinado que visa à criação de um Conselho Municipal de Cultura, cuja função seria fiscalizar, promover e desenvolver atividades culturais em FW.

A ideia é que o Conselho seja formado por artistas e interessados em alavancar o setor, não por pessoas que busquem somente se promover principalmente no âmbito político.

Foto: Cristiane Luza

Além de assiná-lo, quem quiser oferecer seu apoio ao documento pode enviar um e-mail para cufafw@yahoo.com.br. 

Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack

Sugestão da CUFA vira lei no Estado

A data de 26 de setembro ficou instituída como o Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack

Foi com base no resultado das atividades desenvolvidas durante os dias municipais de prevenção ao crack e outras drogas em Frederico Westphalen, Iraí e Rodeio Bonito que a Central Única das Favelas (CUFA) sugeriu à deputada estadual Silvana Covatti a criação de uma lei que também destinasse uma data parar marcar esta batalha cotidiana no Rio Grande do Sul como um todo.

Visando à realização de atividades de luta contra o crack que ao mesmo tempo incentivassem práticas artísticas, culturais e esportivas principalmente entre crianças da rede estadual de ensino, o projeto de lei foi feito e depois de apresentado à Assembleia Legislativa, em maio, ganhou aprovação unânime de 50 votos na Casa. O Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack ficou instituído como 26 de setembro.

Conforme o coordenador da CUFA-FW Roberto Torres Junior, que levou a ideia ao conhecimento da parlamentar, nos municípios, o dia surgiu da necessidade de haver um complemento a mais nos projetos esportivos, bem como culturais, e une forças do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Brigada Militar, da Polícia Civil, das prefeituras e demais secretarias ligadas ao assunto. “No início, trabalhávamos a prevenção às drogas somente com crianças e adolescentes da Cufa. Quando surgiu a campanha ‘Crack, Nem Pensar’, desenvolvemos alguns eventos com o apoio da RBS TV de Passo Fundo, como o Dia Todos Contra o Crack e alguns outros. Foi aí que começamos a focar ações no público que não participava dos projetos sociais da Cufa, mas que eram alvos para traficantes e usuários”, explica.

Além disso, de acordo com o coordenador, já foi apresentada a um deputado federal a ideia de criar ainda uma lei nacional. Porém, vale ressaltar que a prevenção às drogas deve ser feita todos os dias.