domingo, 28 de outubro de 2012

Empreendedorismo social


Transformação social feita degrau por degrau

Além de FW, Iraí e Rodeio Bonito, mais dois municípios da região deverão integrar a área de atuação da entidade em 2013

                      Foto: Cristiane Luza
           
De degrau por degrau, a Central Única das Favelas (Cufa) tem buscado, por meio do incentivo ao esporte, à cultura e à educação, melhorar as condições de vida em comunidade principalmente para as famílias carentes da região do Médio Alto Uruguai desde 2008, ano em que iniciou suas atividades em Frederico Westphalen. A partir daí, o reconhecimento adquirido ao longo do tempo, consequência do sucesso obtido com a promoção de eventos esportivos nos bairros, por exemplo, possibilitou a consolidação de novas parcerias com os municípios de Iraí e Rodeio Bonito. Cada ação foi feita por etapas e de forma gradativa, envolvendo pessoas que trabalharam unidas por um só objetivo: o de melhorar as condições de vida no espaço em que estão fixadas de forma igualitária.
Com vistas a dar um grande avanço no que diz respeito a sua área de atuação, a entidade lança neste mês a “Liga Regional dos Empreendedores Sociais”. O empreendedor social é quem reconhece problemas sociais e tenta se utilizar de instrumentos empreendedores para resolvê-los.
De acordo com o coordenador da Cufa-FW, Roberto Torres Junior, serão escolhidos representantes de municípios da região para participar de um grupo de empreendedores sociais. “É uma maneira de ampliar a Cufa de Frederico Westphalen e nossas ações. Pessoas que se interessam pelo social em seus municípios serão nossos representantes, assim, em 2013, teremos a Cufa em FW, Iraí e Rodeio Bonito, e em mais dois municípios, totalizando cinco em nossa área de atuação”, explica.
As atividades desenvolvidas desde o início de outubro em Cristal do Sul são um exemplo concreto desta ampliação. Oficinas de dança, taekwondo, teatro e recreação mobilizaram dezenas de crianças e jovens do município, que ficaram sob a supervisão das colaboradoras Rosane Tres, Sara Maurer e Suéli Pertuzzatti.

Ações na Pedreira fazem parte de estudo

Os trabalhos realizados pela Cufa-FW na Pedreira integram um estudo feito pela Unesco, assim como as atividades desenvolvidas por todas as Cufas do Brasil e também pelo Afroreggae.
O estudo objetiva difundir a importância das ações sociais realizadas pelas entidades nas comunidades do País e será disponibilizado em dezembro na página eletrônica da Cufa Brasil.

Cristiane Luza/Ascom Cufa-FW

Um comentário:

  1. É muito importante a questão do empreendedorismo social e m São Paulo estamos estimulando e criando diversos trabalhos criativos vejam: http://associacaoguaianazes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir