segunda-feira, 20 de maio de 2013


Fundergs destina recursos para projetos esportivos e sociais

O secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, assinou, na terça-feira (30), convênios com prefeitos e presidentes de entidades esportivas de diversas regiões do Rio Grande do Sul. Ao todo, serão destinados R$ 212,4 mil para iniciativas de 13 municípios. Os convênios integram o Edital Social da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs). "Com os convênios, estamos proporcionando a prática esportiva para crianças e jovens que talvez não tivessem uma oportunidade. O esporte educa, dá disciplina e forma cidadãos", afirmou Kalil.
Em Frederico Westphalen, a Central Única das Favelas – CUFA- realizará os Núcleos Comunitários de Inclusão Social, para proporcionar a dois bairros da cidade projetos sociais na área do esporte.
O coordenador da Cufa, Roberto Torres Junior, assinou no dia 30 o convênio que visa levar a Escola Irmã Odila Lehnen e a Escola Maria Falcon oficinas de taekwondo, dança e escolinhas de futebol e esportes em geral. Cerca de 120 crianças irão participar semanalmente das atividades.



Pro Esporte – Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

Nesta segunda feira dia, dia 14, saiu o resultado do projeto encaminhado pela Cufa a Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer. O projeto foi encaminhado através da Lei de Incentivo ao Esporte e terá como patrocinador a empresa Arbaza Alimentos. A Cufa foi a primeira instituição da região a encaminhar projetos através desta lei e uma das primeiras do Estado. O projeto visa a criação de Núcleos em 7 locais, levando oficinas semanais de artes marciais (taekwondo e capoeira), danças ( dança de rua e dança contemporânea) e esportes em geral, como escolinhas de futebol a diversos bairros frederiquenses.

Projetos para 2013
´´Neste ano a Cufa amplia seus projetos, pelo menos 700 crianças e adolescentes participam semanalmente das atividades desenvolvidas pela ONG.A parceria com a Arbaza Alimentos e o Governo do Estado proporcionou a expansão das atividades, bem como também a contratação de diversos profissionais e materiais de primeira.Acrecito que em proporção hoje somos a ONG que mais atende crianças e adolescentes no Estado.Além de Frederico Westphalen, Irai e Caiçara tem projetos fixos e estamos levando a Cufa para o município de Pinhal, Rodeio Bonito, Cristal e Taquaruçu do Sul.Mais 3 projetos foram encaminhados ao Governo do Estado, até Novembro devemos iniciar também o nosso projeto de cinema que será realizado em parceria com os Núcleos Especiais da RBS TV de Porto Alegre, o projeto será através da LIC com o patrocínio da Arbaza ´´

Núcleo Social – Psicóloga, assistentes sociais e psicopedagoga

“Este ano criamos o Núcleo Social dentro da Cufa, composto por assistentes sociais, psicopedagoga e psicóloga. Este núcleo atenderá 7 bairros frederiquenses, estará inserido dentro de escolas e associações de bairros, para ter uma ideia, por semana a psicopedagoga atenderá semanalmente mais de 90 crianças; todas as crianças e adolescentes atendidos pela Cufa terão acompanhamento e as escolas terão este suporte, dessa maneira trabalharemos além do esporte, cultura e social diretamente na educação. O projeto é pioneiro e tem tudo para ser um sucesso e referência em projetos sociais”.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Taekwondo


Cufa tem 3 campeões estaduais de taekwondo

   No último sábado, 4 de maio, os atletas da Cufa Argemiro Sagaz Junior, Matheus Henrique da Silva e Rogério da Fontoura participaram da 1ª Etapa do Torneio Estadual de Taekwondo, realizada em Palmeira das Missões.



   Argemiro e Matheus treinam taekwondo há 6 anos, integram a primeira turma de projetos sociais desenvolvida pelo professor e coordenador da Cufa-FW Roberto Torres Junior. Hoje os dois meninos são monitores dos projetos desenvolvidos pela ONG. “A gente está preparando eles para serem futuros professores de taekwondo dentro dos projetos sociais desenvolvidos em quatro cidades. A partir deste ano, a Cufa trabalhará com o foco de preparar monitores para as oficinas, oriundos das comunidades onde a entidade atua.
   Os 2 são os primeiros, estão auxiliando nas aulas ministradas, também propagam o ‘bem’ entre os jovens e hoje são exemplos dentro de suas escolas”, ressalta o professor.
   O atleta Rogério da Fontoura começou no taekwondo há cerca de 3 meses, em um projeto inovador desenvolvido na APAE de Frederico Westphalen.
   Cerca de 30 alunos praticam semanalmente a arte marcial coreana. “A APAE deu todo o suporte para levarmos o aluno Rogério para sua primeira competição. Ele deu um show à parte na competição, trazendo para o município mais do que a medalha de campeão, mas sendo um exemplo para todos nós”, diz Roberto Torres Junior.
   O projeto desenvolvido na Apae é oferecido pela mesma de forma gratuita, semanalmente, aos alunos.

Resultados
Argemiro Sagaz Jr - 15 anos:
-Campeão Estadual em Luta
-Campeão Estadual em Luta com armas
-Vice-campeão Estadual em Técnica com armas
-3º lugar em Técnica Tradicional

Matheus Henrique da Silva - 13 anos:
-Campeão Estadual em Luta com armas
-3º lugar em Luta
-3º lugar em Técnica com armas
-3º lugar em Técnica Tradicional

Rogério da Fontoura - 23 anos:
-Campeão Estadual (Categoria Especial)

   Este torneio serve para reforçamos o que acreditamos e como dá  para ver, talento não falta a essa garotada. O que precisamos é dar oportunidades.
   Nesta semana iniciou o projeto de taekwondo em Caiçara. Iraí o desenvolve há 2 anos. Já em Frederico Westphalen, por meio do programa Mais Educação, cerca de 100 crianças participam na Escola Municipal Irmã Odila Lenehn e agora, com apoio do governo do Estado e da Arbaza Alimentos, a Cufa vai abrir vagas em mais 7 locais oferecendo de forma gratuita oficinas de taekwondo, dança e escolinha de futebol.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Jornalismo Cidadão


Tem "Mídia na Escola"  

 Dez estudantes que frequentam entre 6ª e 8ª série na Escola Estadual de Ensino Fundamental Conselheiro Edgar Marques de Mattos, do bairro Jardim Primavera, tiveram aulas de jornalismo, fotografia e fotojornalismo no último sábado, 27.
   Desenvolvidas pela Central Única das Favelas (Cufa) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por meio do projeto “Mídia na Escola”, as oficinas visaram à elaboração de matérias produzidas pelos próprios participantes, as quais vão ser publicadas (no lugar do informativo da Cufa-FW) em um jornal comunitário com o tema “Meu Bairro”. Nele, os alunos irão abordar assuntos de interesse de sua comunidade. O objetivo é colaborar com a formação da consciência cidadã por meio do jornalismo.

Aula de foto ocorreu pela manhã. Foto: Cristiane Luza

   Pela manhã, os alunos participaram da aula teórico-prática de fotografia e fotojornalismo, ministrada pela professora da UFSM-FW Janaina Gomes. Com máquinas amadoras – algumas trazidas pelos próprios alunos –, eles se divertiram aplicando as técnicas ensinadas pelos arredores da escola. A proposta foi que os participantes aprendessem como fazer boas fotografias com máquinas amadoras, de mais fácil acesso no cotidiano.
  À tarde, com a voluntária da Cufa e estudante de Jornalismo Cristiane Luza, sob a supervisão da professora da UFSM-FW Cláudia Moraes, os estudantes conheceram um pouco da parte teórica da atividade jornalística, como técnicas de texto, perfil do jornal para que vão escrever e como contar uma boa história, por exemplo. Como tarefa de casa, os alunos deverão apurar e registrar as pautas relacionadas a seu bairro, algumas propostas por eles mesmos.

Estudantes de sexta a oitava série participaram das oficinas.
Foto: Sheila Wiroski

   A ação ainda fez parte das gravações de um vídeo sobre o uso que a Central Única das Favelas (Cufa) de FW faz das mídias em busca do bem-estar social e do combate às drogas e à violência.