quinta-feira, 2 de maio de 2013

Jornalismo Cidadão


Tem "Mídia na Escola"  

 Dez estudantes que frequentam entre 6ª e 8ª série na Escola Estadual de Ensino Fundamental Conselheiro Edgar Marques de Mattos, do bairro Jardim Primavera, tiveram aulas de jornalismo, fotografia e fotojornalismo no último sábado, 27.
   Desenvolvidas pela Central Única das Favelas (Cufa) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por meio do projeto “Mídia na Escola”, as oficinas visaram à elaboração de matérias produzidas pelos próprios participantes, as quais vão ser publicadas (no lugar do informativo da Cufa-FW) em um jornal comunitário com o tema “Meu Bairro”. Nele, os alunos irão abordar assuntos de interesse de sua comunidade. O objetivo é colaborar com a formação da consciência cidadã por meio do jornalismo.

Aula de foto ocorreu pela manhã. Foto: Cristiane Luza

   Pela manhã, os alunos participaram da aula teórico-prática de fotografia e fotojornalismo, ministrada pela professora da UFSM-FW Janaina Gomes. Com máquinas amadoras – algumas trazidas pelos próprios alunos –, eles se divertiram aplicando as técnicas ensinadas pelos arredores da escola. A proposta foi que os participantes aprendessem como fazer boas fotografias com máquinas amadoras, de mais fácil acesso no cotidiano.
  À tarde, com a voluntária da Cufa e estudante de Jornalismo Cristiane Luza, sob a supervisão da professora da UFSM-FW Cláudia Moraes, os estudantes conheceram um pouco da parte teórica da atividade jornalística, como técnicas de texto, perfil do jornal para que vão escrever e como contar uma boa história, por exemplo. Como tarefa de casa, os alunos deverão apurar e registrar as pautas relacionadas a seu bairro, algumas propostas por eles mesmos.

Estudantes de sexta a oitava série participaram das oficinas.
Foto: Sheila Wiroski

   A ação ainda fez parte das gravações de um vídeo sobre o uso que a Central Única das Favelas (Cufa) de FW faz das mídias em busca do bem-estar social e do combate às drogas e à violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário