segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Municipalito de Frederico Westphalen: Cufa marca presença

Pelo décimo quarto ano, o Municipalito aconteceu em Frederico Westphalen. Neste ano, os jogos de futsal envolveram mais de 1000 atletas. Ao todo, 101 equipes foram inscritas, entre elas as equipes do Itapagé, Ipiranga e da Escola Nossa Senhora de Fátima.

Neste domingo, 19, atletas de 5 a 20 anos de idade, participaram da abertura do Municipalito. A abertura contou com a participação do Grupo Magia da Patinação e da Cufa (Central Única das Favelas). A Cufa realizou duas apresentações, uma com o grupo de dança Atitude de Rua e outra com o grupo Street boys of dance, vinte vezes campeão estadual de dança.

O secretário municipal de esportes, Clenio Milani comentou que "o Municipalito afasta os jovens das drogas. Quanto mais perto do esporte, mais longe das coisas ruins da vida". A ação desenvolvida pela Prefeitura municipal e pela Secretaria de Esportes visa proporcionar um momento de descontração e alegria através do esporte disciplinado. Os jogos do Municipalito vão até dezembro e serão realizados todas às terças e domingos.




Assessoria de Imprensa/Cufa - FW

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Integrantes da Cufa realizam troca de faixa do taekwondo

Na busca pelo aperfeiçoando no esporte, os atletas procuram superar os níveis exigidos para alcançar seus objetivos. Nesta intenção, quatro integrantes da Central Única das Favelas (Cufa-FW), avançaram mais um passo rumo a um desafio maior - a faixa preta do taekwondo.

O exame de troca de faixas no esporte para os integrantes da Cufa-FW, foi realizada junto aos demais atletas da academia Rede Mestre Artes Marciais, de Frederico Westphalen.

Participaram da troca de faixas os esportistas da Cufa, Luan Nunes (16 anos); Jackson Nunes de Vargas (13 anos); Matheus Henrique da Silva (10 anos) e Argemiro Vargas Sagas Júnior (12 anos). Conforme o coordenador da Cufa em Frederico Westphalen, Roberto Torres Júnior, este é um dos projetos da Cufa, que possui o objetivo de incluir os jovens à sociedade. "Este é um projeto de inclusão social, as crianças já treinam há três anos e tiveram a oportunidade de participar hoje de eventos como este, graças ao apoio do Ministério Público, Poder Judiciário e da academia Rede Mestre" revelou Júnior.

Assessoria de Imprensa - Cufa/FW

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Cufa faz participação na Expofred 2010

Com apresentações musicais e de dança, a Cufa animou o terceiro dia da Feira de Exposições
Meninos se apresentam na Expofred

A Feira de Exposições de Frederico Westphalen completa este ano seu quinquagésimo aniversário e a Cufa também fez parte dessa comemoração. Na tarde de domingo, diversas apresentações artísticas e culturais animaram o numeroso público que esteve presente na arena de shows do Parque Municipal de Exposições.

Uma das apresentações foi realizada pelo Grupo de dança Hip Hop Cufa. Crianças e adolescentes mostraram o que aprenderam durante oito meses de aula. As meninas Lara e Heoísa também participaram realizando uma apresentação musical, cantando músicas de autoria própria e clássicos como Raul Seixas. Os grupos Street boys of dance e Atitude de rua também mostraram seus talentos para a comunidade frederiquense. Para finalizar, todos os dançarinos participaram de uma competição individual de dança, o freestyle.

Integrantes da Cufa e prefeito Panosso
Além das apresentações, a Cufa disponibilizou, no estande da Secretaria de Educação e Cultura, o material da campanha Crack nem pensar, realizada pelo Grupo RBS.

Desde novembro de 2009, a ONG promove atividades e vem recebendo amplo reconhecimento social. Após as apresentações, o prefeito do município, José Alberto Panosso, e o presidente da Feira, Neider Francisco Panosso, parabenizaram a Cufa pelo trabalho desenvolvido em Frederico Westphalen.


Assessoria de Imprensa/Cufa - FW

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Chorão recebe com exclusividade integrantes da Cufa

Chorão recebe presente da Cufa de Frederico Westphalen
Após show realizado na Expofred, integrantes da banda Charlie Brown Jr. recebem participantes da Cufa no camarim


Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr., tem realizado ações em parceria com a Cufa, especialmente no Rio de Janeiro. Além de visitar outras bases da organização e conhecer projetos específicos, Chorão também doou uma pista de skate para a Cufa em Madureira, no Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira, 3, a banda de sucesso nacional se apresentou na Feira de Exposições de Frederico Westphalen. Após o show que agitou a primeira noite na Expofred 2010, uma fila de fãs se aglomerou próximo ao camarim, com o intuito de chegar um pouco mais próximo de seus ídolos. A animação que o vocalista demonstrou em cima do palco, continuou no camarim. Chorão deu atenção a alguns fãs e recebem com exclusividade um grupo de representantes da Cufa de Frederico, juntamente com a Agência Da Hora, da UFSM/Cesnors. O encontro resultou em um bate-papo informal sobre os projetos desenvolvidos pela Central Única das Favelas.

Voluntário e apoiador das ações que a Cufa realiza, Chorão comentou o fato de a organização estar se desenvolvendo em outros lugares do país. "Sou voluntário lá no Rio de Janeiro, ajudo o Gringo no projeto de skate. Já fui várias vezes no viaduto. E o legal é que a Cufa está se unificando, se espalhando por todo o Brasil". Quando perguntado se ainda andava de skate, Chorão respondeu "ando, ando, ainda 'tô' tirando uma ondinha".

O músico ainda destaca a importância das diversas atividades que são realizadas e que são fundamentais para a formação e desenvolvimento das crianças e jovens. Estes que encontram na Cufa uma oportunidade de aprender e ensinar.

Chorão conversa com a Cufa e a Agência Da Hora
- A Cufa traz todas as atividades que ela tem. Ela tem atividades extensas, balanceadas, então dá oportunidade da galera escolher o que tem mais aptidão, o que é mais a fim de fazer. Isso é inclusão social - comentou Chorão.

A banda Charlie Brown Jr. além de dar atenção especial a Cufa de Frederico Westphalen, disponibilizou dez ingressos para que os participantes da ONG pudessem acompanhar o show.

Apesar do mau tempo, a banda animou o público presente. Questionado sobre a impressão que fica de Frederico Westphalen, Chorão comenta.
- Você chegar num lugar que é muito longe da sua casa, a realidade é outra, você não sabe com o que vai se deparar. Aí você chega aqui e se depara com essa galera, cantando tua música, se identificando com o teu trabalho. A gente faz isso com muita vontade e tem muita resposta. Isso é muito gratificante.

Assessoria de Imprensa/Cufa-FW

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Risos que transformam vidas

A Escola Municipal Maria Falcon, no Bairro São José, foi palco de um show de mágica nesta quinta-feira, promovido pela CUFA


Buscando a socialização e a inclusão, a CUFA (Central Única das Favelas) de Frederico Westphalen realizou mais uma ação, desta vez no Bairro São José. Aproximadamente 70 crianças da Escola Municipal Maria Falcon assistiram a um show de mágica. A ação foi realizada pela CUFA em parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário e a direção da escola.

Nesta quinta-feira, 02, o mágico Luiz de Matos, de Montenegro/RS, protagonizou o espetáculo para os estudantes. A manhã atípica proporcionou ao público presente muita descontração, a cada novo número Luiz convidava uma criança para participar.

- Eu brinco muito com eles, faço comédias, brincadeiras, gosto muito de lidar com as crianças. Quanto mais cultura, menos criminalidade. Então, a gente leva alegria pra eles e essa alegria eles vão levar pra vida toda - comenta Luiz.

Além do show de mágica, os alunos assistiram a uma demonstração do Grupo de dança Hip Hop CUFA. O grupo que iniciou suas atividades há oito meses, conta com a participação de 15 bailarinos. O professor e coreógrafo do grupo de dança, Rodolfo Perón, comenta que "é uma oportunidade a mais pra eles, e eles demonstram o quanto isso é gratificante. Eles estão gostando da dança, estão gostando do hip hop".

A CUFA que a mais de um ano vem realizando ações em diversas áreas como o esporte e a dança, pretende, a partir de agora, realizar ações culturais. Segundo o coordenador da organização em Frederico, Roberto Torres Júnior, as próximas ações estarão ligadas ao teatro e ao cinema, levando oportunidade aos menos favorecidos.


Assessoria de Imprensa/CUFA - FW